Artesanato em São Caetano

Para facilitar sua busca o Encontra São Paulo selecionou lojas de Artesanato na cidade de São Caetano e região com telefones e endereço dos ateliês e lojas que vendem arte em madeira, em mdf e diversas formas de trabalho na cidade de São Caetano.

Somos bastante seletivos para oferecer um conteúdo de qualidade para você morador de SCS.
Desde 2008, somente permitimos lojas de Artesanato em São Caetano que estão na região da cidade (raio 15km).


Armazém das Artes
Rua Taipas, 77 - São Caetano - São Paulo
(11) 4226-3753
Maria Teresa Oliveira Artesanatos
Rua Piratininga, 448 - São Caetano - São Paulo
(11) 4221-5284
Mebel Artesanato
Rua Amazonas, 1158 - São Caetano - São Paulo
(11) 4226-3566
Nice Artesanto
Rua Otávio Mangabeira, 97 - São Caetano - São Paulo
(11) 4232-4436
Encontre também Artesanatos no ABCD:

» Artesanato em Santo André
» Artesanato em São Bernardo
» Artesanato em Diadema

A importância do artesanato para economia

A diversidade cultural e naturalbrasileira é retratada pela arte e pelo artesanato[1]:flora, fauna, danças, religiosidade, questões étnicas, folclóricas ou as marcasda cultura econômica de cada região, ressaltando a identidade do seu povo.

Embora sua definição ainda gerecontrovérsias, independente da matéria-prima utilizada – natural, reciclada ouindustrializada – e da técnica empregada, o produto artesanal é fruto dacriatividade do artista-artesão[2] eda influência do seu meio.

A variedade de produtos apresentadoscontempla inúmeras técnicas e segmentos, influenciados pela vocação artesanal eartística local e pela disponibilidade de matéria prima de cada região, que vaide sementes, fibras, cerâmica, madeira, couro, passando por diversos outrosmateriais tradicionais - como pedrarias, fios, metais, tecido; até inusitados ealternativos - pet, ferragens, pvc, papel, entre outros.

Esses materiais ao receberem a marcado homem, tornam-se produtos culturais, que se prestam a múltiplo uso,transformando-se em objetos por meio dos quais o homem se expressa.

A criatividade que caracteriza o povo brasileiro e os artesãos eartistas populares em particular, os materiais utilizados e as técnicasempregadas na confecção dos produtos artesanais, traduzem a sua identidade e ariqueza da sua cultura. Toda essa riqueza, aliada aos atrativos naturais e turísticos e asimpatia do seu povo, atraem e seduzem admiradores do mundo inteiro,transformando-os em consumidores em potencial e colocando o Brasil na Moda. Mas, não basta serum produto brasileiro para se ter garantia de sucesso.

Além dematerializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economiacujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda,merecendo uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o setor eassociada a projetos sociais e de desenvolvimento turístico.

Devesseestimular o resgate das vocações regionais, levando à preservação das culturaslocais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da capacitaçãodas organizações e de seus artesãos para a sociedade de mercado, onde o padrãode qualidade e a capacidade de produção são alguns dos fatores que determinam aaceitação deste produto no mercado interno e externo.

[1] “Artesanato é toda atividade produtiva que resulta emobjetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meiostradicionais, com habilidade, qualidade e criatividade” – Sebrae;
“Os trabalhos artesanais se dividem em doisgrupos: No primeiro, estão os produtos ligados intimamente à cultura de umacomunidade, influenciados pela tradição local e pelo “saber fazer”. No segundo,aparecem os chamados trabalhos manuais, que são confeccionados commatéria-prima industrializada e não resultam diretamente de heranças culturais”– Sutaco;

[2] Para Silveira Bueno - Artesão: s.m. Artífice; operário; pessoa que fazartesanato; para Vera de Vives, em Oartesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea: “O artesãotradicional é o agente que conhece o meio onde se situa, domina técnicas paraconstruir trabalhos manualmente e possui sensibilidade para criação”.



Como escolher a melhor empresa ou profissional autônomo?

Quero uma boa indicação? Quanto custa esse produto? Qual o comércio no bairro?
Qual o valor do produto ou serviço? Quais os principais tipos?

Geralmente essas são as dúvidas mais comuns de quem procura um profissional ou empresa. Responder a todas as perguntas acima é algo subjetivo, amplo e complexo pois o ideal é você conhecer ou experimentar, fazer um teste no atendimento, etc.
Diante do surgimento de diversas empresas ou profissionais, torna-se cada vez mais importante o olhar consciente e crítico para sua escolha. Antes de assinar algum contrato ou enviar pagamentos, é recomendável verificar a confiabilidade da empresa em redes sociais ou em fóruns de sites especializados.

8 dicas para você escolher um profissional ou empresa:

1. CNPJ - Verifique se a empresa possui CNPJ ou registro profissional da classe.
2. Sede - A empresa tem uma sede fixa de fácil acesso?
3. Atendimento - Qual é a estrutura de atendimento, telefones para contato, site, e-mail?
4. Preço Justo - Não necessariamente preço baixo – preços baixos demais como na maioria
    das relações de consumo evidenciam produtos de qualidade questionável.
5. Contrato - exija sempre um contrato de prestação de serviços completo;
    ele é a garantia de que você receberá o serviço ou produto pelo qual você pagou.
6. Nota Fiscal - Ao pagar qualquer empresa ou profissional autônomo exija a nota fiscal.
7. Conheça - Procure conhecer pessoalmente as empresas próximas de seu endereço residencial
    ou visite as ruas onde estão localizadas as empresas.
8. Avalie - Aqui você pode ver uma lista de locais em diversos bairros vizinhos.
    Leia os comentários recentes de quem visitou ou utilizou algumas destas empresas.


Gostou do nosso site? Então compartilhe:




 
  Sobre o EncontraSãoCaetano
Fale com EncontraSãoCaetano
Anuncie no EncontraSãoCaetano
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoCaetano (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraSãoCaetano | Privacidade EncontraSãoCaetano


Bandeira de São Caetano