Conheça as diferenças entre pilates e musculação
Na musculação, o foco está nos músculos mobilizadores
Ao optar por dar início às atividades físicas, é comum que apareçam algumas dúvidas, como por exemplo, qual exercício fazer? Caminhar, correr, fazer musculação, aeróbica, pilates. Enfim, são inúmeras as modalidades. No entanto, estabelecer algumas diferenças entre elas pode ser válido na hora de escolher o seu exercício. Sendo assim, conheça a diferença entre duas modalidades: musculação e pilates.
Na musculação, o foco está nos músculos mobilizadores. Trata-se de músculos grandes, que são responsáveis pelos movimentos de grande amplitude; exemplos: tríceps, bíceps, glúteos, entre outros. A musculação favorece o ganho de massa rápida, hipertrofia e aumento de massa óssea, além do fortalecimento de grupos musculares específicos.
Já no pilates, a prioridade são os músculos estabilizadores, profundos e altamente resistentes; exemplos: o abdominal transverso e flexores. Com as aulas de pilates ocorre uma melhoria no equilíbrio e no controle motor, estabilizando os movimentos e aumentando o grau de flexibilidade. Além disso, a aula de pilates é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos, e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente.
Você controla os equipamentos executando os exercícios e, dessa forma, fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. Nesta modalidade, a maioria dos exercícios é feito na horizontal, com e sem aparelhos.
“Ambas as modalidades são extremamente agradáveis de serem feitas, penso que uma completa a outra. Na musculação, o aluno tem condições de melhorar as capacidades físicas (força, resistência, potência, flexibilidade e coordenação) tudo dependerá da forma pela qual ela será aplicada. No pilates, também temos benefícios como a melhora da força e resistência muscular, flexibilidade e mobilidade articular. Ele ajuda a definir a musculatura sem torná-la volumosa, o aluno ainda tem o aumento da consciência corporal, postura, concentração e respiração.”, explica o professor de Educação Física e tutor do Portal Educação , Diesi Souza Ventura. |