São Caetano põe reclamações na web
terça-feira, 19 de julho de 2011A partir desta semana, a Ouvidoria da cidade São Caetano utiliza novo sistema para registrar as reclamações dos moradores. Com a mudança, a população poderá acompanhar pela internet o andamento do processo, por meio de número de protocolo fornecido pelo atendente. Além disso, receberá no ato em que registrar a demanda a previsão de quanto tempo levará para obter resposta, prazo que varia de um a 15 dias na cidade.
O ouvidor geral de São Caetano, Fernando Trincado, assumiu que o sistema anterior não funcionava de forma satisfatória. O morador registrava a reclamação via telefone, e-mail ou pessoalmente e a Ouvidoria encaminhava a demanda para a secretaria responsável, por e-mail. “Mas não se sabia se a demanda era respondida e se os prazos eram cumpridos”, explicou.
Com o sistema atual, que tem custo mensal de menos de um salário mínimo para a Prefeitura, é possível fazer o acompanhamento em tempo real de cada solicitação e saber, inclusive, quais estão com os prazos para vencer ou vencidos.
Trincado explicou que todas as secretarias do município poderão gerir seus atendimentos por meio do sistema. “A mudança é benéfica para quem reclama e também facilita o trabalho interno da Prefeitura”, destacou.
O sistema permite realizar buscas para saber quais são as principais queixas dos moradores e em quais bairros estão concentradas.
Trincado garantiu que, desta forma, a população tem mais segurança na hora de registrar uma solicitação. “O morador sabe exatamente os prazos e, caso não sejam cumpridos, pode voltar a reclamar para a Ouvidoria”, disse.
A Ouvidoria atende por meio dos telefones 156 ou 0800-7579595, no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br,ou ainda na Rua Nelly Pellegrino, 930, bairro Nova Gerti.
Fonte: Diário do Grande ABC