• página inicial|
  • notícias São Caetano|
  • busca|
  • sobre São Caetano|
  • cadastrar empresa|
Notícias da Cidade de São Caetano
siga-nos:
Blog de São Caetano
Encontra São Caetano no Google+
siga o Encontra São Caetano no Twitter
siga o Encontra São Caetano no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

São Caetano terá coleta seletiva em toda a cidade

sábado, 14 de julho de 2012


Até agosto, toda a população de São Caetano contará com coleta seletiva de material reciclável de porta em porta. A iniciativa, que teve início em 2009, beneficia hoje seis bairros. A partir de segunda-feira, gradativamente, os outros nove serão atendidos.

Os primeiros a serem incluídos no serviço serão os bairros Barcelona, Prosperidade e Fundação. No dia 26, será a vez do Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty e em 10 de agosto a coleta chegará aos moradores do Centro, Oswaldo Cruz e Olímpico.

Nos outros seis bairros, desde outubro de 2009, aproximadamente 171 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas, média de cinco por mês. Latas, plásticos, vidro e papel são encaminhados à usina de triagem mantida pelo DAE (Departamento de Água Esgoto de São Caetano). Por lá, uma cooperativa de catadores faz a separação e destinação dos resíduos.

Assim como já acontece nos outros bairros, a Prefeitura de São Caetano fará distribuição gratuita de sacos plásticos amarelos para quemoradores realizem a separação de lixo orgânico (úmido) e seco (reciclável). Não é preciso separar por tipo de material. Por isso, a administração conta com a colaboração dos munícipes.

“A adesão nos outros bairros é de até 90%. Estamos otimistas. A cidade ganha muito e diminuímos bastante o lixo depositado no aterro. Além disso, oferecemos comodidade da coleta na porta das casas. A Prefeitura está fazendo sua parte”, explica a secretária de Comunicação, Luciana Patara. Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente eSustentabilidade não foram localizados para entrevistas.

A coleta de lixo regular realizada em toda a cidade continua sem alteração, com o recolhimento dos detritos diariamente, inclusive aos domingos.

Prédios terão de se organizar para coleta

Para os moradores dos prédios dos bairros inclusos no programa, a discussão sobre a forma de coleta seletiva será feita na próxima etapa do programa, prevista para ser concluída até o fim do ano pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Nas outras localidades onde já existe o serviço, é feita entrega de bags amarelas conforme solicitação dos condôminos. A organização interna, como a escolha da área onde depositarão o acumulado, ficará sob responsabilidade dos moradores. A Prefeitura entrará em contato com edifícios para explicar a novidade e a forma de contribuir. A secretária de Comunicação, Luciana Patara, acredita na ampla adesão desses moradores a partir da conscientização. “Uns 70 prédios já têm até contato com os catadores. Os moradores mesmo levam para o serviço terceirizado.” Os munícipes interessados devem solicitar o envio das sacolas amarelas pelo telefone 156 ou 4232-5851. Atualmente cerca de 14 mil domicílios de São Caetano são atendidos pelo projeto.

REGIÃO
Em Santo André, a coleta na porta das casas começou a ser feita em 1997 e foi expandida para todos os bairros em 2000. São Bernardo planeja implantar o mesmo serviço em fevereiro. Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande contam com coleta porta a porta ou em pontos específicos das cidades.

Fonte: Diário do Grande ABC

Esta notícia foi publicada em sábado, 14 de julho de 2012 a 16:06 na categoria Notícias São Caetano.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    16
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Com muita música e arte, festa Deep Glow chega a São Caetano
    • Com muitos eventos, São Caetano celebra o Dia Internacional da Mulher
    • Sesc São Caetano apresenta Fazendo e Brincando o Carnaval
    • Cultura em São Caetano: Exposições na Pinacoteca Municipal terminam neste sábado
    • 37ª Prova de Reis acontece em São Caetano no próximo fim de semana
    • Prefeitura de São Caetano abre inscrições para bolsas de estudos
    • Grupo Sobrevento apresenta espetáculo gratuito em São Caetano
    • São Caetano recebe atrações do projeto Sesc Verão 2014
    • Universidade Municipal de São Caetano do Sul exibe filmes brasileiros
    • Pinacoteca promove palestra sobre a arte da gravura em São Caetano
  • Categorias

    • Cursos São Caetano (27)
    • Empregos São Caetano (16)
    • Eventos São Caetano (121)
    • Exposição São Caetano (8)
    • Notícias São Caetano (299)
    • Serviços São Caetano (21)
    • Shows São Caetano (33)
    • Teatro São Caetano (19)
    • Trânsito São Caetano (2)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da Cidade de São Caetano
Termos do Serviço | Política de Privacidade